Outro dia, a
, da Saca Essa Rolha, ótima newsletter sobre bons vinhos e boas comidas, lembrou o livro “Cinco Anos em Lyon - Uma Aventura na Cozinha Francesa”, do Bill Buford (Companhia de Mesa, tradução de Guilherme Miranda).Quem me acompanha há algum tempo não deve aguentar mais me ver falar sobre “Entre os Vândalos”, um dos grandes livros da minha vida. Nele, Buford, jornalista dos Estados Unidos, passa um tempo metido entre hooligans ingleses para tentar compreender o mundo das torcidas.
Demorei pra caramba para voltar a Buford. Me reaproximei do cara justamente com a leitura de “Cinco Anos em Lyon”.
É um livro meio troncho, que demora para engrenar e tem passagens que se prolongam demais. Mas agrada quem, como eu, é afeito à boa mesa e gosta de conhecer histórias por trás dos pratos, copos e taças.
Em certa altura da vida, Buford largou a rotina ajeitada em Nova York. Deixou para trás um bom emprego e partiu com a mulher e os dois filhos pequenos para Lyon, um dos principais destinos gastronômicos da França.
Passaria seis meses na região colhendo e vivendo histórias enquanto estagiava em restaurantes. Mas a coisa foi se prolongando, prolongando…