Esta é uma edição para agradecer e compartilhar com vocês o que penso para o futuro da newsletter.
Inaugurei este espaço há sete meses, no final de janeiro. Queria um canto para falar sobre livros num tom e com preocupações diferentes do podcast e da coluna no Uol. Não fazia ideia de como seria a aceitação deste novo lugar.
Imaginei que estaria de bom tamanho se a newsletter chegasse ao final do ano com 1000, 1500 assinantes. Subestimei o potencial do formato e o público que já tinha em outras redes. Em abril a Página Cinco já tinha 2 mil assinantes.
Agora esse número dobrou. Entre a última edição e esta que você lê agora a newsletter bateu a marca de 4 mil assinantes. São 4 mil leitores que acompanham as dicas e as reflexões sobre o hábito de leitura e o nosso meio literário.
Agradeço a cada um, de verdade. É bom ver o trabalho chegando a tanta gente. E tanta gente boa (noto pelas mensagens que vocês me enviam). Até o final do ano seremos pelo menos 5 mil, creio, especialmente se derem uma força indicando a newsletter para outros apaixonados por livros.
A newsletter começou como quinzenal e será mantida assim pelos próximos meses. Só que penso em novidades para um futuro não tão próximo.
Por enquanto, a ideia é que a cada quinze dias vocês recebam a Página Cinco da forma como conhecem. Entre uma edição e outra, porém, pretendo enviar dicas ligeiras com bons livros que merecem atenção. Será uma forma de iluminar preciosidades que habitam minha biblioteca.
Na prática, passará a ser uma newsletter semanal. Intercalarei uma edição longa com outra mais breve. É capaz que essa mais ligeira, com uma sugestão amiga, seja exclusiva para assinantes. Sim, penso em implementar o sistema de assinaturas do Substack em algum momento.
Outra ideia, que não conflita com a primeira, é criar um clube de leitura entre os assinantes. Nos reuniríamos uma vez por mês para conversar sobre alguma obra selecionada previamente por mim.
Tudo ainda perambula pela minha cabeça. Gostaria demais de ouvir vocês.
Gostariam de uma edição mais breve da newsletter com uma dica de livro? E do clube de leitura? Pagariam por isso?
Mais: gostariam de deixar alguma outra sugestão que nada tenha a ver com essas linhas que vislumbro?
Sejam sinceros e fiquem à vontade, não deixem de opinar. É o momento de juntarmos conselhos e impressões para definirmos o melhor rumo para este espaço que já reúne tantos bons leitores.
A Biblioteca por aí
E tem mais agradecimento.
Agora para dizer obrigado a cada um que apareceu nos lançamentos de “A Biblioteca no Fim do Túnel: Um Leitor em Seu Tempo”, comprou o livro, já leu o do vizinho, postou foto ou mensagem sobre o trabalho nas redes sociais…
Tem sido muito boa essa primeira recepção da obra, lançada pela Arquipélago. Colegas da imprensa também têm dado atenção. Saíram esta reportagem no Uol, esta no Correio do Povo e esta breve entrevista no Publishnews, por exemplo, além de algumas outras notas por aí.
E uma das primeiras leitoras d’A Biblioteca foi Marisa Lajolo, referência nos estudos de literatura no país. Vejam só o que ela escreveu:
Além do site da Arquipélago, “A Biblioteca no Fim do Túnel” já está disponível em diversas livrarias: da Vila, da Travessa, Martins Fontes, Amazon…
Adoraria um clube de leitura guiado por vc !
Prezado Rodrigo, parabéns pelo seu trabalho!!!!!!!!! Já estou lhe acompanhando pela newsletter, podcast e pretendo adquirir o seu livro. Vamos às suas sugestões: uma newsletter mais curtinha, com dicas sobre livros - uma ótima ideia!!!!! Clube de leitura: vou ser sincero, tenho uma certa resistência a participar, pois não consigo ler dois livros ao mesmo tempo e, muitas vezes, a indicação do clube não seria a que eu gostaria de ler naquele momento. Não sei se participaria. Também concordo com um comentário já postado aqui - um mês é pouco. Talvez dois meses sejam o ideal. Acho que é isso! Boa sorte! Grande abraço!!